quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Bolo/Tarte de Pêra

Estamos na altura de ter bastante fruta cá por casa, para além da que compro tenho familiares que me costuma trazer das suas colheitas. Com tanta abundancia alguma começa a ficar madura de mais, coisa que não me agrada, para mim a fruta tem de ser rija. Como não estamos em altura para estragar seja o que for, resolvi fazer uma receita de um bolo que é tipo tarte, em que substitui as maçãs por pêras. Posso dizer-vos que a cozinha ficou com um cheirinho fenomenal e o bolo desapareceu num instante.
Começamos por fazer a cobertura de cima que no forno fica crocante, uhm delicia.
65 gr de farinha
1/2 colher chá de canela
40 gr de manteiga fria aos pedacinhos
50 gr de açúcar amarelo
Numa taça misturamos a farinha, a canela, o açúcar e colocamos a manteiga. Com um garfo vamos esmagando e misturando até que fique um esfarelado. Reservamos.
Para a massa...
130 gr de farinha
1 colher chá fermento
uma pitada sal
55 gr de manteiga, à temperatura ambiente
100 gr de açúcar
1 ovo grande
1/2 colher chá essência baunilha
80 ml leite, à temperatura ambiente
pêras para cobrir (pode usar maçãs)
Numa taça misture a farinha com o fermento e o sal e reserve. Na cuba da batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Junte o ovo e a baunilha e bata a té ficar um creme fofo. Junte a mistura da farinha alternadamente com o leite e bata até tudo estar incorporado (não demasiado).
Ligue o forno a 180º para aquecer e unte uma forma (costumo usar um spray desmoldante e coloco papel vegetal no fundo pois é mail fácil para desenformar e nunca pega).
Coloque a massa e por cima coloque as pêras cortadas às fatias. Por cima coloque a mistura esfarelada inicialmente feita e leve ao forno por 40m aproximadamente.

Delicioso não acham?!
Bom apetite!!
Enviar um comentário