terça-feira, 26 de agosto de 2014

Red Velvet

Tenho visto muitos sites de receitas americanos e tenho tido curiosidade de fazer o famoso Red Velvet. Trago-vos a minha experiência e digo-vos que é um bolo excelente, fofo, delicioso e o creme de queijo a cobrir fica sensacional. Não vejo a hora de voltar a repetir a receita.
Vamos aos ingredientes, não se assustem é fácil de fazer....

325 gr da farinha de trigo
25 gr de cacau em pó
300 gr de açúcar
2 colheres de chá (Tsp) fermento em pó
1 Tsp de bicabornato de sódio
1/2 Tsp de sal
113 gr de manteiga amolecida à temperatura ambiente
110 ml de óleo vegetal
3 ovos
2 Tsp de vinagre branco
200 ml de Buttermilk (não tinha de compra por isso fiz em casa, explico na receita)
Corante vermelho
2 Tsp de essência de baunilha
Começamos por ligar o forno a 180º para aquecer. Barramos duas formas iguais sem buraco e colocamos papel vegetal (para não colar), eu utilizei o spray antiaderente que comprei na loja Istofaz-se e que é espetacular, nada pega.
Na cuba da minha batedeira coloquei a manteiga o açúcar e o óleo e bati até tudo estar misturado. Incorporei os ovos e a baunilha e bati mais um pouco até ficar em creme.
À parte num copo alto fiz o meu buttermilk, misturando 200ml de leite com 1 colher de sopa de vinagre e deixei ficar por 15m. No fim desse tempo está pronto.
Ao buttermilk juntamos o corante vermelho, o suficiente que veja que fica bem vermelho. Juntamos esta mistura à mistura anterior da cuba.
À parte misturamos os ingredientes secos (farinha, bicabornato sódio, sal, fermento em pó e o cacau) e incorporamos nos líquidos. Batemos lentamente até tudo estar incorporado.
Colocamos a massa repartida pelas duas formas e levamos a cozer por aproximadamente 25 m.
Entretanto preparo o creme para cobrir o bolo, neste caso com Cream Cheese (queijo creme)....
480 gr de açúcar em pó
240 gr de queijo creme, à temperatura ambiente
4 colheres sopa de manteiga, amolecida à temperatura ambiente
2 colheres sopa de leite
1 colher chá essência baunilha
Batemos o queijo com a manteiga até estar suave, juntamos o açúcar e a baunilha até formar um creme. Adicionamos aos pouco o leite, só o suficiente até ver que fica cremoso e não muito liquido. Estando pronto guardamos no frigorifico até utilizar.
Quando o bolo estiver cozido e tiver arrefecido uns 15m desenformamos e deixamos arrefecer por completo (eu coloquei no frio um pouco e ficaram perfeitos).
Começamos por colocar uma parte num prato, colocamos um pouco de recheio do creme de queijo e colocamos a outra parte do bolo. Cobrimos todo o bolo com o restante creme e levamos ao frio até servir.
Delicioso garanto-vos...

Enviar um comentário