sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Esclarecimentos

Hoje não vos trago uma receita, venho explicar alguns passos nas minhas receitas e que de certa forma, suscita algumas duvidas.

Ponto 1 - Temperatura do forno:

Normalmente utilizo os 180 º e quando digo "colocar no forno pré aquecido" é porque quando começo a preparar a receita ligo de imediato o forno. Assim quando coloco dentro o tabuleiro/forma o forno está quente.

Ponto 2 - Medidas:

Em muitas receitas utilizo como medida uma chávena, isto porque algumas das receitas são americanas e eles utilizam como medida o "cup". Para vos facilitar deixo em baixo a conversão dos principais ingredientes de Cup/Chávena para grs, desta forma poderão mais facilmente experimentar as minhas receitas:

Ingredientes CupsGrs
Manteiga 1/2 cup  113 grs
1 cup 226 grs
Farinha de Trigo 1 cup 130 grs
Farinha de Bolos (mais fina) 1 cup 120 grs
Farinha Integral 1 cup 130 grs
Puré de Batata 1 tablespoon 12 grs
Amido de Milho 1/2 cup 80 grs
1 tablespoon 10 grs
Amêndoa Moída (farinha amêndoa) 1 cup 90 grs
Cornmeal 1 cup 120 grs
Açúcar Branco 1 cup 200 grs
Açúcar Amarelo 1 cup 210 grs
Açúcar em Pó 1 cup 120 grs
Chocolate Chips 1 cup 170 grs
Cacau em Pó 1 tablespoon 6 grs
Bolachas Moídas 1 cup 100 grs
Flocos Aveia 1 cup 95 grs


Ponto 3 - Curiosidades:

Normalmente em vez de untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha, utilizo um spray desmoldante, é muito prático e não sujamos as mãos. Para ter a certeza que os bolos não se pegam à forma coloco no fundo papel vegetal. Experimentem.

Ás vezes temos uma quantidade grande de massa para fazer bolachas, nesse caso podemos congelar dentro de um saco de congelação e bem fechado, um bocado dessa massa. Quando quisermos bolachas é só retirar o saco do congelador e deixar descongelar. Também podemos, em vez da massa em bruto, congelar as bolachinhas com a forma desejada, mas antes de cozidas e como? Num tabuleiro ou algo que possa ir ao congelador, colocamos as formas das bolachas, levamos a congelar por umas horas e depois é só despegar do recipiente e colocar num saco e guardar novamente no congelador. Quando quiser bolachas é só retirar do saco e colocar directamente num tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno. Atenção que neste caso (como ainda estão congeladas) o tempo de cozedura é superior.

Os sacos de zip de congelação são muito versáteis, para além de servir para congelar uma variedade imensa de alimentos é também um otimo utensílio de decoração. É isso mesmo. Vou explicar o que acontece comigo imensas vezes: quando quero decorar cupcakes ou bolos e não tenho sacos de pasteleiro descartáveis utilizo um destes sacos zip. Coloco um destes sacos dentro de um copo alto, com um dos bicos dentro do copo, assim é mais fácil colocar dentro o creme sem entornar e fazer asneira, coloco dentro o creme, aperto o saco para que fique tudo na ponta do saco e torço o saco para "vedar". Corto a ponta e depois é só decorar. Fácil e económico.

De certeza que há muitas outras dicas que vos poderia dar ou dúvidas que poderia esclarecer, mas é só perguntarem e tentarei ajudar.

Boas receitas.

Enviar um comentário