terça-feira, 14 de outubro de 2014

Bolinhos com Passas

Nesta altura do ano já apetece comer bolos e bolinhos a cheirar a especiarias, faz lembrar o Outono e a chegada da altura do ano que mais gosto, o Natal.
Desta vez são uns bolinhos fofos, ligeiramente adocicados, enriquecidos com passas e com um ligeiro toque de glacé por cima. Deliciosos para acompanhar um chá.

Vamos aos ingredientes....
240 ml de leite morno
7 gr de fermento biológico seco 
1/2 colher de chá de açúcar branco granulado 
455-520 gr de farinha de trigo 
55 gr de açúcar amarelo 
1 colher de chá de canela em pó 
1/2 colher de chá de sal 
70 gr de manteiga sem sal, derretida 
1 ovo grande, levemente batido 
1/3 de copo (80 ml) passas

Glace: 
60 gr de açúcar de confeiteiro (em pó ou congelação) 
1 colher de sopa de leite ou creme

Num copo colocamos os primeiros 3 ingredientes e esperamos 5 minutos para que o fermento "acorde".
Na cuba da batedeira (já com os ganchos de massas levedas) colocamos a farinha, o açúcar, a canela e o sal e misturamos. 
À mistura do fermento, já "acordado" juntamos a manteiga e o ovo. Mexemos e juntamos à mistura da farinha. Ligamos a batedeira e deixamos bater por 7 minutos (a massa começa a descolar da cuba), por fim colocamos as passas e deixamos bater só até estarem incorporadas na massa.
Colocamos a massa na mesa enfarinhada e trabalhamos até formar uma bola. Colocamos numa taça de vidro, previamente untada e cobrimos com papel antiaderente. Colocamos em local resguardado ( o meu local ideal é dentro do micro ondas com o mesmo desligado), durante cerca de 1h30-2h.
A massa terá dobrado de volume. Colocamos sobre a mesa enfarinhada e cortamos em 8 pedaços, fazemos uma bola com cada pedaço e colocamos num tabuleiro forrado com papel vegetal. Cobrimos com um pano e deixamos levedar por mais 1h. Findo esse periodo, picelamos cada um com uma mistura de ovo batido e uma colher de sopa de água/leite. Levamos a cozer ao forno pré aquecido a 180º por cerca de 30m.



Vêm como ficam fofos?! E um cheirinhos delicioso pela casa.
Entretanto fazemos o glacé: misturamos o açúcar em pó e o leite, fca uma glacé consistente. Colocamos num saco de congelação, apertamos para uma ponta e cortamos um bocadinho da mesma. Passamos por cima de cada bolinho em forma de cruz.
DELICIOSO.

Enviar um comentário