quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mini Tartes de Maçã

Adoro bolos, sobremesas feitas com maçã, em ponto pequeno é ainda mais apreciado, pois é a quantidade certa para adoçar o dia eheh.

Desta vez a receita de eleição foi umas tartes de maçã em ponto mini.


Vamos aos ingredientes....

massa 
325 gr de farinha
250 gr de manteiga bastante fria
2-3 colheres de água fria

recheio
3 maças cortadas em bocadinhos para o pequeno
100 gr de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de manteiga
1+1/2 colher de sopa de farinha
1 colher de chá de canela

Começamos com a massa, coloquei numa taça a farinha, o açúcar e a manteiga e apenas com as pontas dos dedos tentamos misturar tudo até a manteiga ficar reduzida em pequenos grãozinhos. Adicionamos aos poucos a água fria até que a massa fique um areado grosso mas junto.
Dividimos a massa em dois e embrulhamos cada um em papel anti aderente. Colocamos no frigorifico por pelo menos 1h.

Para o recheio colocamos num tachinho a manteiga, a maçã e o açúcar, deixamos cozinhar por 5m. Adicionamos a farinha e a canela e mexemos um pouco para o molho engroçar um pouco e desligamos.

Colocamos a massa numa mesa enfarinhada e estendemos com o rolo até ficar com 1cm de espessura. Cortamos com um cortador redondo maior (maior que a abertura do tabuleiro dos muffins) e um mais pequeno, no mais pequeno fazemos um X com a faca. Colocamos o maior na forma dos muffins e aconchegamos à forma, recheamos com um pouco de maçã. Com o pincel molhado (fazemos uma mistura de 1 ovo com 1 colher de sopa de leite) pincelamos à volta e colocamos a roda mais pequena a cobrir. Aconchegamos de forma a que fique selado. 
No final de todos feitos pincelamos com a mistura a superficie de todas as tartes e levamos ao forno pré aquecido a 180º por 20m.

Retiramos e deixamos arrefecer.


Com alguma massa fiz umas empadas de morango. Com o cortador redondo maior fiz um disco, numa parte do disco coloquei uma mistura de morango, com açúcar e um pouco de farinha e fechei o disco. Para selar usei um garfo enfarinhado e achatei a toda à volta. Pincelei com a mistura de ovo e levei ao forno por 15m.


Também ficou muito bem, mas para a próxima não posso colocar tanto recheio para não rebentar.
O que também acho é que na próxima adiciono um pouco de açúcar à farinha da massa, sempre lhe dar outro sabor eheh.

Bom apetite!

Enviar um comentário